ACADÊMICOS DO CUBANGO E CHANEL DO DRAG RACE BRASIL HOMENAGEIAM ELZA SOARES
A força de Elza Soares voltou a ecoar com potência e beleza em uma parceria que uniu duas referências culturais de Niterói. A tradicional escola de samba Acadêmicos do Cubango e a drag queen Chanel, participante da atual temporada do Drag Race Brasil, prestaram uma emocionante homenagem à cantora, que completaria 95 anos em 2025.
A homenagem foi conduzida por Chanel, que incorporou a estética e a simbologia de Elza a partir de uma referência direta à turnê do disco A Mulher do Fim do Mundo. As performances foram gravadas em um dos barracões do Cubango e resgataram momentos marcantes da trajetória da artista com a agremiação.
A relação entre Elza Soares e o Acadêmicos do Cubango é histórica. Em 1979, a cantora foi figura central no enredo Afoxé, chegando a conquistar o campeonato. Anos depois, em 2001, voltou a brilhar na escola como destaque de um dos carros alegóricos no enredo Por uma independência de fato.
“É uma emoção imensa poder prestar essa homenagem a uma mulher tão poderosa como Elza Soares. Ela representa uma força negra feminina que inspira gerações. Levar o Cubango para o Drag Race é representar ainda mais o meu amor por Niterói, por essa cidade que me constrói”, declarou Chanel.
A ação celebra não apenas a memória de Elza Soares, mas também a potência cultural de Niterói, reafirmando os laços entre o samba, a arte drag e o legado das grandes artistas negras da música brasileira.
Share this content: