Unidos de Vila Isabel recebe visita de turma de universitários de Harvard para intercâmbio cultural

Unidos de Vila Isabel recebe visita de turma de universitários de Harvard para intercâmbio cultural

Foto: Cristian de Jesus

Unidos de Vila Isabel recebe visita de turma de universitários de Harvard para intercâmbio cultural

Grupo está há um mês no Brasil conhecendo a cidade com base no enredo da escola

A Unidos de Vila Isabel recebeu nesta sexta-feira (11) uma turma de estudantes da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, no barracão da agremiação. O grupo realizou uma visitação para conhecer os processos de criação dos desfiles e aprender sobre a importância das escolas de samba e do Carnaval.

Os estudantes estão no Brasil através de um programa do Centro de Estudos da América Latina da universidade. Durante quatro semanas, o grupo participou de encontros temáticos no Rio de Janeiro. Todos os lugares escolhidos estão relacionados com Heitor dos Prazeres.

“Ao longo do programa, visitamos a Pequena África, o centro histórico e a favela Pereira da Silva — sempre conectando essas experiências ao enredo da Vila Isabel, que tem sido nosso fio condutor. Nada melhor do que encerrar esse ciclo com a visita ao barracão”, afirmou Mariana Piller, coordenadora de atividades do programa.

Em 2026, a azul e branca do bairro de Noel apresentará “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”. O enredo parte de um olhar onírico para homenagear o multiartista Heitor dos Prazeres, a quem é atribuída a criação dos termos “Pequena África” e “África em miniatura” para se referir à região da antiga Praça Onze.

“Conhecer a história de Heitor dos Prazeres foi importante para entender não só quem foi o sambista, mas também a história e a cultura do país. Esse enredo me ajudou a enxergar o Brasil com outros olhos, compreender um país potente e cheio de criatividade”, afirmou Luiz, um dos universitários de Harvard.

Share this content:

Powered by TranslatePress